top of page

A evolução da tecnologia dos últimos anos têm permitido o aparecimento de sensores que possibilitam novos e melhorados métodos de interpretação do ambiente, este facto é relevante para diversas áreas principalmente para a robótica. Pois permitiu a criação e desenvolvimento de algoritmos que nos permitem perceber o mundo que nos rodeia, no entanto estes algoritmos são normalmente computacionalmente pesados tornando-os inviáveis para sistemas robóticos baseados em visão artificial que requerem a extração de informação do mundo que os rodeia em tempo-real.

Desta forma o desenvolvimento e criação de algoritmos cada vez mais rápidos e eficientes têm sido um desafio para a comunidade científica.

O objetivo desta dissertação passa pelo desenvolvimento de um sistema de deteção e reconhecimento de objetos com recurso a sensores RGB-D, mais propriamente, que consiga realizar o reconhecimento da bola de futebol e também a deteção dos adversários, que seja computacionalmente eficiente, ou seja, que consiga calcular a posição de robôs e bola em tempo-real antes que estes alterem a sua posição e que seja também robusto a variações de luminosidade. Para além do reconhecimento é necessário a aquisição da posição e orientação dos objetos detetados em relação ao robô.

A motivação deste projeto é principalmente integrar todo o conhecimento adquirido na equipa de futebol robótico da FEUP (RoboSoccer-5DPO) e conseguir um bom lugar classificativo na competição de futebol robótico europeu.

Projeto

Enquadramento

 

Objetivos
Motivações

 

bottom of page